Neste artigo iremos mostrar o porque que os ratos são tão perigosos e o porque que você deve eliminar os ratos de uma vez por toda. 

Os ratos embora serem animais pequenos, eles na verdade podem causar graves problemas à nossa saúde através do contacto com a nossa própria alimentação e outros objetos que podem ser utilizados por nós. 

Por isso que a convivência com os ratos além de proporcionar um grande desconforto é prejudicial para a saúde  e principalmente dos nossos filhos. 

Os ratos são os maiores inimigos dos homens.

Os ratos estragam mais alimentos do que consomem. Isso é um fato.

Em um ano, um só rato pode estragar 10kg de alimentos e devido à existência desses animais em quantidades enormes, podemos imaginar o que isso significa e podemos avaliar, também, a importância do combate a esses animais. Além dos alimentos, sendo roedores, os ratos destroem as instalações, fazendo buracos nas paredes, telas e até em cimento das instalações rurais e das casas, dando outros grandes prejuízos. 

Acredito que não vai querer conviver com ratos depois de ver as doenças causadas por eles  

As principais doenças transmitidas pelos ratos 

Os ratos transmitem diversas doenças ao homem, como o  

  • Sodoku ou eritema articular epidêmico,  
  • Leptospiroses, 
  • Tifo murino,  
  • Toxoplasmose,  
  • Peste bubônica,  
  • Listeriose,  
  • raiva, e muito mais.

Até mesmo a urina do rato é perigosa, contaminando homens e animais pelas leptospiroses, através da água contaminada com a urina desses roedores. 

Na verdade, para além dos ratos serem inimigos da nossa saúde, eles ainda nos podem causar problemas financeiras, afinal, depois de estarmos infetados vamos precisar passar por um tratamento, pagando os serviços nos hospitais, compra de medicamentos etc, e se o problema for ainda mais grave então, os gastos serão ainda maiores. 

E para além das doenças que eles podem causar, é vergonhoso termos ratos em casa, quando temos visitantes nas nossas casas, nos sentimos completamente desconfortáveis quando notamos a presença de algum rato. 

Como matar ratos: Descubra a forma eficaz para eliminar ratos na sua casa ou empresa 

Quando se pretende combater pragas de roedores é fundamental identificar a espécie em causa, já que os ratos e as ratazanas exigem estratégias de controlo diferentes e os hábitos e comportamento relativamente aos iscos difere. 

Desratização é o nome dado ao método para exterminar ratos

Antes de se colocar ratoeiras com a finalidade de identificar a espécie e a dimensão do problema, obtêm-se normalmente bons resultados através de uma observação cuidada de fezes, trilhos, ninhos, marcas de mordeduras. 

Conselho da fgn para você: caso tem ratos em sua casa, saiba que estes não são animais de estimação como o seu gato ou cão, é preciso libertar a sua casa destes pequenos animais, para evitar cheiro desagradável e para se livrar completamente deles, contacte uma empresa especializada em desinfestação. 

Cuide da sua saúde e da sua família, economize as suas finanças